11 de dezembro de 2012

Chuva de meteoros pode ser vista nesta semana

Os geminídeos devem ser a maior aparição de meteoros do ano.

Quando identificada pela primeira vez, a chuva de meteoros geminídeos era um fenômeno fraco e pouco visível

(National Geographic Brasil Online) Entre 10 e 16 de dezembro, a chuva de meteoros geminídeos faz sua aparição anual no planeta Terra. Esta semana será ideal para ver os riscos brilhantes a olho nu. O melhor dia para visualizar a chuva é a noite do dia 13 (quinta-feira), segundo a Nasa, agência espacial americana.

Os geminídeos são detritos do extinto cometa 3200 Phaethon. O que se pensou, por muito tempo, ser um asteróide agora é o esqueleto rochoso de um cometa que perdeu seu gelo após diversas passagens próximas ao Sol. A Terra transita por esses detritos todo ano em meados de dezembro, o que faz com que meteoros aparentem vir da constelação de Gemini, ou Gêmeos, uma das constelações do zodíaco. Por isso, a chuva foi nomeada geminídeos.

Segundo a Nasa, quando os geminídeos foram identificados pela primeira vez, no século 19, pouco antes da guerra civil norte-americana, o fenômeno atraiu pouca atenção. Era fraco e pouco visível. Mal se sabia que um dia viria a ser um grande espetáculo.