21 de julho de 2013

Lançado o trailer da nova série Cosmos

"Cosmos retorna à televisão em 2014 com Neil deGrasse Tyson"
Imagem disponível na página do facebook: Penny4NASA
A série Cosmos foi originalmente produzida pela TV americana KCET em associação com a Carl Sagan Productions. Foi apresentada pelo gênio da divulgação científica Carl Sagan e exibida na década de 1980. Trata-se de um exemplo bem sucedido de como desmistificar a ciência com linguagem acessível.
Pois bem, a Fox nos presenteia agora com uma refilmagem desta obra-prima da divulgação científica. Desta vez apresentada por aquele que é considerado por muitos como o maior divulgador de ciência na atualidade: Neil deGrasse Tyson. A série será exibida em 2014.
Veja aqui o trailer da nova série publicado em 20/07/2013 no canal FoxBroadcasting do YouTube:

17 de julho de 2013

Meade passa por dificuldades e pode fechar as portas

Acabo de saber de uma notícia sobre a fabricante de telescópios Meade que passa por dificuldades. A matéria está publicada no site do portal Los Angeles Times (veja aqui) e é de 05 de julho de 2013. A seguir irei apresentar um resumo da notícia.Segundo o texto, a Meade terminou seu último ano fiscal (em 28 de fevereiro) registrando um prejuízo líquido de 3,7 milhões de dólares. A empresa ainda luta contra uma queda acentuada nas vendas. Fato que leva seus diretores a admitirem a possibilidade de venda ou, eventualmente, pedido de concordata. Duas ofertas de aquisição estão sendo avaliadas, uma de uma empresa chinesa e outra de uma empresa de San José, Califórnia.A Meade Instruments Corp, que tem ajudado a fomentar o mercado consumidor com seus telescópios e binóculos desde 1972, foi a pioneira em vários avanços tecnológicos na indústria do telescópio, tal como o primeiro telescópio para o mercado comercial "go to", que é um sistema computadorizado que encontra automaticamente objetos celestes seguindo instruções do usuário.
Entre os motivos apontados pela direção da empresa para as drásticas quedas nas vendas estão o grande interesse que as crianças de hoje tem por aparelhos de alta tecnologia que superam telescópios (antes comuns) nas listas de desejos para presentes e a quantidade de aplicativos que permitem a um iniciante explorar o céu sem as dificuldades que ele poderia ter com um telescópio.