O novo planeta, à direita, orbita a estrela Alpha Centauri B, no centro da imagem (Foto: AP Photo/ESO, L. Calcada) |
Os dados publicados no periódico Naturemostram que o planeta, ainda sem nome, orbita Alpha Centauri B a cada 3,2 dias. Segundo os astrônomos, é o primeiro planeta com massa similar à Terra - além de o mais leve - descoberto ao redor de uma estrela parecida com o Sol. Mais de 800 exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) já foram encontrados, mas nenhum tão perto do nosso sistema.
"Este resultado representa um enorme passo rumo à detecção de um planeta gêmeo da Terra na vizinhança imediata do Sol. Vivemos tempos emocionantes", disse Xavier Dumusque, do Observatório de Genebra e autor principal do estudo. Ele e sua equipe detectaram o planeta ao captar pequenos desvios na movimentação da estrela Alpha Centauri B, gerados pela atração gravitacional do planeta que a orbita.
Ela é uma das estrelas mais brilhantes dos céus austrais e faz parte do sistema estelar mais próximo do nosso Sistema Solar, a apenas 4,3 anos-luz de distância. Este sistema é triplo, com duas estrelas similares ao Sol - Alpha Centauri A e B -, orbitando próximas uma da outra, e uma estrela vermelha mais distante, conhecida como Próxima Centauri.