19 de fevereiro de 2011

Sinal de vida extraterrestre na Terra.

Calma, leitor, não cometi um erro de língua portuguesa! Mas quero referir-me à possibilidade de vida ser encontrada no Lago Vostok, localizado na Antártica. Esqueça “homenzinhos” verdes de olhos negros e grandes. Estou falando de bactérias e outros microorganismos.
O Lago Vostok, recebeu esse nome por causa de uma remota base russa montada na superfície de gelo acima do lago em 1957. A base se chama Vostok, foi lá que a temperatura mais baixa já registrada pelo homem foi alcançada, -89 °C.
O Lago fica localizado aproximadamente 3.800 metros abaixo da camada de gelo.  A água líquida localizada nesse lugar é explicada pela alta pressão – 350 vezes maior do que na atmosfera – e a quantidade de calor produzida no interior da terra.

Uma sonda já perfurou a área e paralisou as atividades a 120 metros do lago para não contaminar o ecossistema que, segundo estimativas, encontra-se isolado do mundo há 30 milhões de anos. Em análises de fragmentos de gelo vindos dessa região foram encontrados variados tipos de microorganismos e isso dá subsídios para levar os cientistas a crerem na possibilidade haver de vida no lago. É aí que entra a “parte extraterrestre” do título deste post!


(Localização do Lago Vostok. Foto: plinger.net/blog)



Essa estrutura do Lago Vostok provavelmente é muito semelhante à de Europa – uma das luas de Júpter – Europa é coberta de gelo e acredita-se na possibilidade de haver água abaixo dessa superfície de gelo que cobre o satélite. Consequentemente, a possibilidade de vida em Europa já é levantada e como sempre, lavada a sério pelos cientistas.

É esperar pra ver!


(Europa, lua de Júpiter. Foto: NASA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário