9 de março de 2011

Fenômeno das marés

Bem, as marés dependem de diversos fatores, como perturbação gravitacional do Sol e da Lua, a própria fase da Lua, profundidade da costa e até mesmo o movimento de rotação da Terra! Mas de forma geral, o fator preponderante, é a perturbação gravitacional da Lua.
É importante ressaltar que o Sol também influencia as marés de forma significativa, mas em menor escala se comparada à influencia da Lua.
A atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra não é percebida nas partes sólidas como as massas continentais, por exemplo. Entretanto, nos oceanos e consequentemente mares e rios que são massas líquidas pode-se perceber facilmente o resultado dessa atração. As marés.


Influência da Lua nas marés aqui na Terra. (Créditos: http://astro.if.ufrgs.br)

Devido à fluidez das massas líquidas estas sempre são atraídas para a face da Terra que se encontra voltada para a Lua, formando a maré alta nesta região. Mas devido o princípio de ação e reação (3ª Lei de Newton) e a própria fluidez das massas líquidas, forma-se outra maré alta na face da Terra que se encontra oposta à Lua. Dessa forma, naquelas regiões que se encontram formando um ângulo de aproximadamente 90° com a Lua formam-se as marés baixas.

O bojo maior forma-se por influencia da Lua. O menor por influencia do Sol

Contudo, devido o movimento de rotação da Terra, após aproximadamente seis horas (6h 12m) a face que está voltada para a Lua terá se deslocado 90°. O resultado desse deslocamento é que onde havia maré alta, agora estará com maré baixa. Então cada maré acontece duas vezes a cada 24h e 48m. Logo temos praticamente duas marés altas e duas marés baixas de forma intercalada durante o dia.
Outro fator a ser considerado é o momento em que Terra, Lua e Sol encontram-se alinhados (conjunção). Quando isso ocorre, as atrações gravitacionais da Lua e do Sol somam-se provocando marés altas maiores do que as que se formam quando os três corpos não estão alinhados.  Estas são as marés de quadratura ou lançante como é conhecida pelos amapaenses.
Note a diferença entre os bojos de quando Terra, Lua e Sol estão alinhados e quando não estão.
Para saber mais, inclusive com tratamento matemático. Acesse:  http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/celeste/mareas/mareas.htm
A página está em espanhol, mas o texto é de fácil compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário