15 de março de 2011

Equinócio e Solstício

Equinócio vem do latin aequinoctium que significa noites iguais, pois no dia do equinócio o dia e a noite tem durações iguais (12 horas cada).
O eixo de rotação da Terra é inclinado aproximadamente 23,3° em relação ao plano da eclíptica. A eclíptica é a órbita aparente do Sol em torno da Terra, pois pelo fato de estarmos presos à superfície de nosso planeta, temos a sensação de que é o Sol que orbita a Terra.
Equador celeste e Eclíptica

Uma das consequências dessa inclinação são as estações do ano que têm seus inícios e fins marcados pelos solstícios e equinócios. Os solstícios ocorrem quando o Sol encontra-se em afastamento máximo em relação à linha do equador celeste (linha do equador projetada no céu), sendo que ele marca o inicio do verão para um hemisfério e inverno para outro, pois nessa posição o Sol ilumina um hemisfério com maior intensidade do que o outro, sendo que essa situação se inverte seis meses depois, quando ocorre outro solstício. Os solstícios ocorrem nos meses de junho e dezembro.
Já o equinócio é um estágio intermediário entre os solstícios. Este ocorre quando o Sol, em sua órbita aparente em torno da Terra cruza e equador celeste, passando de um hemisfério para outro. Neste dia temos o céu a pino numa cidade localiza a 0° de latitude, como Macapá por exemplo. Isso quer dizer que no meio-dia do dia do equinócio, qualquer objeto que esteja localizado a latitude 0° ficará sem sombra! Isso porque, neste dia, o os raios solares incidirão formando um ângulo de 0° com o a linha do equador. O equinócio marca o início do outono para um hemisfério e da primavera para outro.
Incidencia dos raios solares na Terra no dia do equinócio. (Crédito: Observatório Astronômico Frei Rosário)


No dia 20/03 próximo ocorrerá o equinócio de outono para o hemisfério sul e de primavera para o hemisfério norte, sendo que dali a seis meses ocorrerá o inverso. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro.

Em Macapá, o equinócio pode ser observado de forma privilegiada por causa de sua posição geográfica, como citado anteriormente! Sendo que a cidade conta com um obelisco onde que permite ver o Sol através de um circulo que é "cortado" pela linha do equador, evidenciando o equinócio para os visitantes.
Monumento Marco Zero do Equador-Macapá-AP (Crédito: Panoramio)


Então, se você mora em Macapá ou está passando pela cidade, vale a pena visita o Monumento do Marco Zero do equador onde poderá ver a passagem do Sol no dia do equinócio.
Animação dos solstícios e equinócios. Clique na imagem para ver a animação. (Crédito: Observatório Astronômico Frei Rosário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário