25 de julho de 2011

Chuva meteoros poderá ser vista no Amapá.

Meteoro (Foto: Nasa)
Entre os dias 28 e 30 de julho de 2011, poderá ser visualizada a chuva de meteoros Delta Aquarídeas. O fenômeno recebe este nome pelo fato de o radiante da chuva parecer surgir a partir da constelação de Aquário. Para ver o fenômeno você deve estar em local livre de poluição visual - de preferência afastado de centros urbanos. A observação é feita a olho nú bastando apenas observar a região do céu próxima a estrela delta da constelação de Aquário (δ Aqr, leia-se "Delta Aquarii) que fica à leste a partir das 23 horas.
Constelação de Aquário. Destaque para estrela Delta Aquarídeo
Os meteoros são popularmente conhecidos como estrelas cadentes. Entretanto, não tem relação alguma com estrela. Eles são causados por partículas sólidas originárias do espaço - normalmente fragmentos de cometas - que colidem com a Terra e por causa do atrito e da alta velocidade com que adentram na atmosfera  terrestre deixam o notável rastro luminoso que caracteriza este fenômeno.
Regularmente, durante a trajetória da Terra em torno do Sol, o planeta atravessa regiões onde há certa concentração de partículas sólidas deixadas por cometas. Ao atravessar essas regiões ocorrem as chuvas de meteoros que ao ser observada faz parecer que os meteoros surgem de uma mesma região do céu - esse é o radiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário