9 de abril de 2011

Exposição "Olho do Céu" Reúne imagens de satélites doadas pela Alemanha

(BOLETIM SUPERNOVAS) Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) apresenta até o dia 27, deste mês, um conjunto de imagens de satélites tiradas da Terra. A exposição "Olho do Céu", que pertence ao Centro Aeroespacial Alemão, foi cedida ao Brasil em comemoração ao Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação (2010/2011). As peças foram doadas pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha aos ministérios parceiros no Brasil e que fazem parte das comemorações.

Os registros no formato 2.60 x 1.60, feitos do espaço, revelam maciços de montanhas, vastos desertos, oceanos, rios e várias cidades do planeta. Ao todo, o conjunto de 30 imagens já percorreu as cidades do Porto Alegre e São Paulo. Além de Brasília, a programação compreende ainda Salvador, Recife, Belém e Manaus.

As fotos tiradas em alta qualidade têm a capacidade de revelar os detalhes de cada região. Até mesmo, aspectos característicos da agricultura. Na abertura do evento, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Marco Antônio Oliveira, disse que a mostra faz parte dos convênios firmados entre Brasil e Alemanha. "As imagens mostram o que há de mais moderno em captação via satélite. Nossa parceria com aquele país (Alemanha) continuará com o propósito de divulgar a ciência. O próximo evento será o Túnel da Ciência, que deverá vir para a América do Sul no segundo semestre e passará por 10 capitais brasileiras", adiantou.

Participaram da abertura, o diretor da BNB, Antônio Miranda, o diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu Moreira, e o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig. A visitação ocorre até 27 de abril, das 9h00 às 20h45, de 2ª a 6ª feira e das 9h00 às 17h45, de sábado a domingo.

De acordo com a embaixada alemã, as imagens foram selecionadas por razões estéticas e por trazerem importantes benefícios ao monitoramento ambiental e ao gerenciamento de catástrofes. Através da exposição, a Alemanha se apresenta como um dos maiores centros mundiais em sensoriamento remoto de radar. O objetivo é despertar, principalmente nos jovens, o interesse pela ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário