16 de agosto de 2011

Sítio megalítico de Calçoene-AP: Astronomia e Cemitério

Um sítio megalítico localizado no município de Calçoene no estado do Amapá é objeto de estudo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) desde 2005. Os megalitos são as pedras de granito que compõem o sítio. Acredita-se que povos indígenas que habitaram a região onde hoje é o norte do Amapá construíram tal monumento.
O que há de curioso nesse sítio é que ele apresenta alguns blocos que ficam alinhados com a trajetória aparente do do Sol no céu durante o solstício de inverno (Calçoene está acima da linha do equador) que ocorre sempre ou no dia 21 ou 22 de dezembro.
Sítio Rego Grande. (Foto: Maurício de Paiva)
Provavelmente este espaço servia como um observatório astronômico utilizado devido sedentarização da tribo que o construiu. Datações através de carbono 14 indicam que o sítio tem pelo menos mil anos.
Outro fator importante é a presença de urnas depositadas próximas às bases de alguns desses blocos de granito. Os pesquisadores acreditam ali, além de observatório, foi também um cemitério dedicado para pessoas mais importantes da tribo que construiu o sítio.
Para saber mais:
Pesquisa Fapesp Online: As pedras do Sol (Leia aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário