7 de abril de 2020

Páscoa, equinócio, lua cheia e domingo

Uma das mais importantes datas no calendário cristão, a Páscoa não acontece sempre na mesma data e, por isso, dizemos que é uma data móvel. Mas há uma fórmula bastante simples de ser definida.

A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que sucede o equinócio de março (vernal). Este equinócio marca o início do outono para o hemisfério sul e da primavera para o norte.
O equinócio de março de 2020 aconteceu no dia 20 e a primeira lua cheia após esta data é a que acontece no dia 07/04 (terça-feira), a Páscoa em 2020 acontecerá, portanto, no dia 10/04, que é um domingo, claro.
Já pensou se existisse um planeta de chocolate? =)
A comemoração tem origem na tradição hebraica onde o povo hebreu celebrava a Páscoa para marcar a saída de Abraão do Egito que aconteceu em noite de lua cheia no início da primavera naquela região. A data ganha relevância entre os católicos porque, segundo as escrituras bíblicas, Jesus foi morto e quando ressuscitou foi comemorar a Páscoa hebraica em Jerusalém.

Mas foi somente a partir no ano 325 d.C., no Concílio de Nicéia, que ficou definido que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo, após a primeira lua cheia que sucede o equinócio vernal. Assim, as diversas comunidades católicas passaram a celebrar a data no mesmo dia, fato que não acontecia antes de tal definição.

É por meio da definição do dia da Páscoa que se determinam outras datas como a terça-feira de carnaval que acontece 46 ou 47 (se ano for bissexto) dias antes do domingo de Páscoa.

Para religiosos ou não, a Páscoa é sempre uma época de celebração entre famílias. Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário