6 de abril de 2020

Superlua Rosa não é cor-de-rosa

A Lua não ficará cor-de-rosa!
Direto ao ponto: a Lua NÃO APARECERÁ COR-DE-ROSA no próximo dia 07 de abril. Esta é só mais uma lua cheia que recebe um apelido por ocorrer, coincidentemente, com outro fenômeno típico de nosso planeta. Além disso, esta lua cheia ocorrerá no período em que ela se encontra no ponto de sua órbita mais próximo da Terra - a famosa superlua. Outro ponto importante é que este nome tem origem na cultura indígena da América do Norte.

Ocorre que a lua cheia do próximo 08 de abril é a primeira da primavera no hemisfério norte. Ou seja, a primeira lua cheia após o equinócio do último dia 20 de março e é neste período que floresce a phlox. Diversas variedades desta flor apresentam-se em cores com tom cor-de-rosa e cobre vastos campos nos Estados Unidos nesta época do ano. Por este motivo, essa lua cheia é chamada desta maneira.
Phlox
Note que não há sentido em habitantes do hemisfério sul falarem de Lua cor-de-rosa, pois para moradores dessa parte do planeta esta será a primeira lua cheia do outono. e, portanto, não floresce a phlox nesta época. Muito menos há sentido neste nome da lua cheia para quem vive em regiões próximas da linha do equador, pois as quatro estações climáticas tampouco são bem definidas nelas.

Vale lembrar que a rigor, uma superlua apresenta-se com brilho e tamanho do disco visualizados aqui na Terra maiores que o de uma lua cheia comum, mas na prática é muito difícil percebermos isso somente com nossos olhos, pois estas variações são sutis.
Portanto, não há nenhum motivo astronômico para esperarmos uma Lua cor-de-rosa. Contudo, certamente esta será uma linda lua cheia como qualquer outra que podemos ver ao longo dos demais meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário